O pedido de venda é uma operação importante para gerenciamento das vendas, nele constam as intenções de compra do cliente, e por ser um documento que antecede a venda, não é necessário que todos os dados do cliente estejam cadastrados, podendo ser emitido também para consumidor final.
No pedido de venda você pode indicar o cliente, vendedor, produtos, serviços, formas de pagamento negociadas e outras informações.
Os pedidos de venda podem ser impressos ou enviados para o cliente via e-mail. Quando houver a confirmação da compra, o pedido de venda poderá ser enviado diretamente para faturamento e geração de NFC-e ou NF-e.
Por padrão, ao acessar o módulo de pedidos de venda, você verá a seguinte tela:
Para criar um pedido de venda, você pode:
Todas as opções acima estão indicadas na imagem abaixo:
A imagem abaixo é de um novo pedido de venda:
No cabeçalho constam data e hora de “emissão” do pedido de venda, data e hora de “entrega”, "vendedor" e "origem do preço".
Ao informar o vendedor no pedido de venda, ele não ficará vinculado à venda como um todo, mas sim em cada item. Por isso, ao adicionar ou alterar o vendedor, ele será vinculado aos próximos itens adicionados. Caso você não tenha adicionado o vendedor antes de adicionar os itens, poderá informá-lo no final da venda e o sistema sugerirá vinculá-lo a todos os itens sem vendedor.
Para informar o vendedor no pedido de venda, basta selecionar o desejado no cabeçalho.
Selecione o preço que será aplicado no pedido: venda, atacado ou tabela de preços.
Para selecionar o preço de atacado é necessário possuir a permissão para "alternar para preço de atacado" marcada nos pedidos.
Os produtos com preço de atacado ficarão com a tag "atacado" na cor azul:
Informar o cliente no pedido de venda é opcional, caso nenhum cliente seja informado, será indicado automaticamente "consumidor final".
Para indicar um cliente é possível buscá-lo por nome, CPF/CNPJ, código, telefone ou e-mail.
Informar endereço de entrega: ao marcar o checkbox é possível selecionar o endereço para entrega entre os endereços cadastrados do cliente.
Você pode adicionar um produto clicando no ícone laranja conforme demonstrado na imagem abaixo ou utilizando a tecla
do teclado. É possível lançar um produto informando o código, código de barras ou buscando pela descrição.É possível personalizar a ordem e os campos para visualização em tela, para isso clique no botão () “mais opções para os produtos”, em seguida em “colunas” e marque/desmarque e mova os campos para a ordem que desejar.
Para poder adicionar serviços no pedido de venda, você precisa habilitar o uso de serviços no sistema nas configurações, e depois cadastrar os serviços.
Para adicionar serviços no pedido de venda, você pode clicar no ícone laranja conforme demonstrado na imagem abaixo ou utilizar as teclas
É possível lançar um serviço pelo código numérico do serviço, digitando uma barra no campo de busca (\ ou /) para que o sistema mostre os serviços encontrados ou digitando a descrição do serviço desejado.
Para personalizar a ordem e os campos para visualização em tela, clique no botão de engrenagem () “mais opções para os serviços”, em seguida em “colunas” e marque/desmarque e mova os campos para a ordem que desejar.
Para adicionar o pagamento, você pode clicar no ícone laranja conforme demonstrado na imagem abaixo e as formas de pagamento serão exibidas.
Campo para preenchimento de informações adicionais ao pedido de venda.
Nas “configurações” do pedido de venda, em “informações adicionais” é possível definir uma mensagem padrão que será inserida automaticamente em todos os pedidos de venda.
Na tela de lista, você visualiza os pedidos de venda efetuados e pode fazer uma busca ou filtrar informações para visualizar apenas dados pertinentes ao que você precisa.
No quadro da lista, na barra superior, você encontra o controle de paginação, que permite visualizar os pedidos de venda em partes para não carregar todos de uma vez. Você pode escolher o tamanho da página, ou seja, a quantidade de itens a cada carregamento, além de poder navegar entre as páginas.
Em cada item da lista você pode encontrar as seguintes informações:
Para os pedidos da lista que ainda não foram faturados ou concluídos (com status aberto), há um botão para "edição" (). Se estiver usando em um computador, este botão será exibido apenas sobre o item que você passar o mouse.
Ao lado de cada item na lista, há um botão com ações de contexto para o pedido selecionado. Se estiver usando em um computador, este botão será exibido apenas sobre o item que você passar o mouse:
Visível para todos os pedidos de venda. Inicia o modo de seleção múltipla.
Visível para os pedidos de venda com status aberto. Direciona para geração de uma nova NF-e.
Visível para os pedidos de venda com status aberto. Direciona para geração de uma nova NFC-e.
Visível para os pedidos de venda com status aberto. Direciona para geração de uma nova [pré-venda gerencial](/pt-br/movimentos/pdv#pré-venda gerencial).
Visível para todos os pedidos de venda: com status aberto ou faturado. Possibilita duplicar, efetuar uma cópia do pedido de venda em questão.
Visível para todos os pedidos de venda com status aberto ou faturado. Envia um e-mail para o endereço do cadastro do cliente com o pedido de venda.
Visível para todos os pedidos de venda com status aberto ou faturado. Permite visualizar o pedido de venda em PDF no visualizador de PDF do Gweb e imprimi-lo se desejar.
Visível para os pedidos de venda com status aberto. Possibilita a exclusão do pedido de venda. Ele será eliminado da base de dados e não será possível recuperá-lo novamente.
Visível apenas para NF-e faturadas. Possibilita a visualização da NF-e.
Visível apenas para NFC-e faturadas. Possibilita a visualização da NFC-e.
O modo de seleção múltipla permite que você selecione vários pedidos de venda para executar uma ação com todos simultaneamente. Atualmente, as ações disponíveis para este modo são:
Você pode ativar o modo de seleção múltipla ao clicar no menu de ações do pedido de venda na opção , ou no caso de dispositivos de toque, dar um toque longo no item.
Depois de selecionar um pedido de venda, você poderá clicar em outros para marcar ou desmarcar. Só é possível marcar pedidos exibidos na página atual. Para ter mais opções para selecionar, você pode aumentar a quantidade de itens por página e/ou aplicar um filtro.
As ações disponíveis conforme indicado na imagem acima são:
As ações disponíveis no modo de seleção múltipla estarão visíveis apenas se todos os pedidos de venda selecionadas forem elegíveis para tal ação. Por exemplo, se você selecionar um pedido de venda faturado e outro em aberto, as ações não estarão disponíveis.
Para localizar um pedido de venda, digite no campo de busca no quadro indicado na imagem abaixo. Para limpar a busca rapidamente, clique no botão "limpar a busca" ().
Para aplicar filtros aprimorados, clique no botão "filtrar" ().
Para atualizar a lista, considerando os registros adicionados mais recentemente, clique no botão "atualizar lista" ().
O que você digitar será buscado entre as seguintes informações do pedido de venda:
Campos numéricos: código de barras, código do produto e número da nota;
Campos textuais: razão social, nome fantasia do cliente e nome dos produtos.
Para fazer um filtro na lista, clique no botão "filtro" () e o painel será exibido:
No painel de filtros destacado na imagem acima temos:
: atualizar as opções de filtro.
: mostra ações relativas ao filtro padrão.
Para definir um filtro como padrão, clique no botão (), depois em "definir como padrão" ().
Para remover um filtro padrão, clique no botão (), depois em "remover padrão" (). A imagem abaixo mostra essas opções:
Sempre que um filtro estiver aplicado, você verá o botão de filtro na cor laranja:
As opções de filtro são as seguintes:
Para aplicar um filtro, clique no botão
. Depois de aplicado, você pode removê-lo, clicando em :Neste tópico você verá o que pode ser configurado no pedido de venda.
Nesta seção você configura como o sistema deve se comportar em determinadas situações.
Nesta seção você pode inserir uma mensagem padrão que aparecerá no campo de informações adicionais do pedido de venda. Ao efetuar um pedido de venda, a informação adicional pode ser editada ou apagada manualmente.
Nesta seção você pode definir o comportamento do sistema referente ao pagamento no pedido de venda.