O cadastro de pessoas no Gweb é unificado. Isso significa que no mesmo lugar, você cadastra cliente, fornecedor, vendedor, transportador, condutor, contador e intermediador/marketplace da operação. Não só é possível cadastrar no mesmo lugar, como uma só pessoa pode ter todos esses atributos, não sendo necessário repetir cadastros.
Ao abrir o módulo de pessoas você verá a lista de todas as que já estão cadastradas. Na parte superior da tela há um quadro com um campo para busca. Você pode procurar determinado cadastro buscando por:
À direita do campo de busca se encontra o botão para atualizar a lista ().
Na parte superior do quadro que contém a lista, você encontra o controle de paginação, onde pode determinar o tamanho da página e navegar entre páginas de conteúdo.
O tamanho da página ficará salvo no navegador que você estiver utilizando e será usado em todas as listas.
Ao passar o mouse sobre um item da lista, serão exibidos os botões de edição () e mais opções (). As opções de ação para esta tela são:
Ao clicar sobre um item dessa lista, você terá uma pré-visualização do cadastro com algumas informações chave:
A partir desta tela você pode visualizar a ficha cadastral completa da pessoa clicando no botão
ou editar o cadastro, clicando em .A tela de detalhes possibilita ter uma visão completa do cadastro:
No cabeçalho desta tela, você encontra algumas informações básicas do cadastro que são repetidas mais abaixo, mas facilita a visualização rápida. Na direita constam informações das datas de cadastro e alteração, bem como que usuário as executou. No canto superior direito, o menu com mais opções () permite que você:
Logo abaixo do cabeçalho há duas abas: identificação e histórico. Sempre que você abrir a tela de detalhes, a aba identificação, que contém os dados de cadastro da pessoa, virá aberta por padrão. Na aba Histórico, você encontra os registros relacionados a esta pessoa em outros módulos do sistema.
Veja detalhes sobre esta seção no tópico histórico.
O formulário de cadastro será exibido ao adicionar ou atualizar o cadastro de uma pessoa. Para cadastrar uma pessoa, clique no botão de adição () localizado no canto inferior direito nas telas de lista e detalhes. A tela de formulário não terá sempre a mesma aparência. Alguns campos são exibidos de acordo com os atributos, e outros de acordo com os dados informados no próprio cadastro.
Neste quadro as informações são para a definição da pessoa. São as informações mais utilizadas pelo sistema.
Os atributos são usados para identificar onde a pessoa pode ser referenciada e também para possibilitar informações adicionais ao cadastro.
Os campos neste quadro variam bastante. A seguir, os campos destacados em negrito são os que são exibidos conforme o cenário.
Se for uma pessoa física, serão mostrados os campos apelido, CPF e RG.
Se for pessoa jurídica, serão mostrados os campos nome fantasia, CNPJ, IE, IM, CRT, CNAE, intermediador/marketplace, nome do responsável e CPF do responsável.
Outra possibilidade tem prioridade sobre estas duas: caso a pessoa seja do exterior é mostrado o campo documento de identificação.
À direita deste quadro, você pode adicionar uma imagem que identifique a pessoa, como por exemplo a logo de um fornecedor ou a foto de um cliente.
Você também identifica a pessoa como física ou jurídica, ou seja, uma pessoa real ou uma empresa, respectivamente. Se preferir, no caso de pessoa física, especifique o gênero.
Também é possível inativar um cadastro desmarcando a caixa ativo. Isto pode ser utilizado no caso de um cadastro que já foi referenciado e não pode ser excluído, mas você não quer que seja sugerido para referenciar em novos documentos, por exemplo: ao buscar clientes por nome na hora de adicionar na NF-e, os cadastros inativos não serão buscados.
Para ver mais detalhes sobre a adição de imagens, veja o tópico sobre imagens.
Este quadro será exibido quando o atributo cliente estiver marcado.
Este quadro será exibido quando o atributo vendedor estiver marcado.
Este quadro será exibido quando o atributo intermediador estiver marcado.
O cadastro da pessoa jurídica deve ser preenchido com todas as informações do intermediador (razão social, CNPJ...) e no quadro indicado na imagem abaixo, inserir o código de identificação do intermediador/marketplace, obtido diretamente na plataforma de vendas on-line (marketplace, delivery...)
Este quadro será exibido quando o atributo transportador estiver marcado.
Este quadro será exibido quando o atributo contador estiver marcado.
No cadastro da pessoa há um endereço principal e pode-se incluir endereços adicionais para entrega ou cobrança.
A lista de endereços adicionais cadastrados ficará abaixo do endereço principal.
Para incluir um endereço adicional, clique no botão () e a tela para preenchimento do endereço será exibida. Será possível indicar se o endereço é de entrega ou cobrança, uma descrição para o endereço, assim como os dados do recebedor.
Para facilitar o preenchimento do endereço, você pode informar primeiro o CEP. Ao sair do campo, o sistema buscará o endereço do CEP, sendo necessário, na maioria das vezes, preencher apenas o número e o complemento.
Você pode informar três telefones no cadastro principal (telefone, celular e fax) e mais telefones adicionais. Clique no botão () e será exibida uma tela para preenchimento do telefone adicional, que pede uma descrição, por exemplo, "telefone da fábrica", e o número. Para remover um telefone adicional incluído, clique no botão remover (), ao lado do número.
Além do e-mail principal e do site, você pode adicionar ao cadastro outros endereços de e-mail, por exemplo, para contato com outros setores ou pessoas. Clique no botão () e será exibida uma tela para preenchimento do e-mail adicional, que pede uma descrição, por exemplo, "e-mail financeiro", e o próprio e-mail. Para remover um e-mail adicional incluído, clique no botão remover (), ao lado do e-mail.
Campo livre para preenchimento de informações adicionais.