O módulo NF-e é o local onde são efetuadas as emissões das Notas Fiscais eletrônicas, operações de cancelamento, inutilização, notas de ajuste ou de complemento e, por fim, a lista de XML mensais.
O módulo é totalmente online, o que significa que será necessário ter uma conexão com a internet para utilizá-lo.
Dica.
Caso deseje um passo a passo, veja o tutorial de como emitir uma NF-e.
É possível acompanhar o status das notas fiscais na listagem das notas nas tags coloridas ao lado delas.
O módulo NF-e possibilita localizar as notas emitidas através do campo de busca, que considera as informações do código, número da nota, chave de acesso da NF-e, razão social do cliente, nome fantasia do cliente, operação, informações adicionais, nome do item e nome do serviço. Além destas opções, também é possível utilizar os filtros, são eles:
Na lista, você visualiza as NF-es criadas no sistema, podendo fazer uma busca ou filtrar apenas os dados que deseja visualizar.
As informações exibidas para as notas fiscais, variam de acordo com a situação dela. Aqui temos alguns exemplos.
Nota fiscal autorizada:
Caso a empresa esteja no ambiente de produção, a tag do ambiente não aparecerá.
Nota fiscal rejeitada:
Caso a NF-e esteja rejeitada, a tag ficará laranja com o motivo da rejeição dentro.
Dentro de cada NF-e, no lado direito você pode: duplicar a nota fiscal, editar a NF-e caso ela esteja pendente ou rejeitada, ou abrir as opções da NF-e.
As opções da nota fiscal pendente ou rejeitada são:
As opções da nota fiscal autorizada são:
As ações de cada uma das opções são as seguintes:
Consultar status: Consulta a chave de acesso na SEFAZ, retornando se está autorizada ou rejeitada.
Copiar chave de acesso: Copia a chave de acesso para a área de transferência.
Enviar por e-mail: Envia novamente o e-mail da nota fiscal, com o XML e o DANFE, variando conforme a configuração.
Visualizar DANFE: Abre a visualização da DANFE da nota fiscal para ser impressa ou salva.
Visualizar XML: Abre a visualização do XML da nota fiscal. É possível visualizar no sistema ou baixar ele.
Carta de Correção(CC-e): Abre a tela para incluir uma nova carta de correção para a NF-e.
Ajustar (NF-e de ajuste): Opção para o lançamento rápido da NF-e de ajuste.
Complementar (NF-e de complemento): Opção para o lançamento rápido da NF-e de complemento.
Gerar CT-e: Opção para o lançamento rápido do CT-e.
Gerar MDF-e: Opção para o lançamento rápido do MDF-e.
Salvar documento: Faz o download do XML e do DANFE da nota fiscal.
Cancelar NF-e: Abre um campo para informar o motivo do cancelamento e cancela a NF-e. Após o cancelamento, é possível definir o que acontecerá com o financeiro da nota fiscal.
O formulário de cadastro de uma nota fiscal aparecerá ao criar uma nova ou editar a nota fiscal. Ele pode mudar de acordo com a operação que estiver realizando, bem como o controle do produto adicionado na NF-e.
No cabeçalho da NF-e ficam as informações gerais da nota fiscal. São elas:
Se você selecionar um cliente CPF, este campo será marcado por padrão, mas você pode desmarcar.
Você pode selecionar o cliente da NF-e pesquisando pelo nome, CPF/CNPJ, telefone ou e-mail. Para ser selecionado, é necessário que o cliente tenha marcado o atributo cliente no cadastro de pessoa.
Caso mude a natureza de operação para uma de entrada (como a compra de mercadorias, por exemplo), este campo mudará para fornecedor e só buscará pessoas que estejam com o atributo fornecedor marcado.
Caso seja necessário, você pode adicionar um endereço de entrega para o cliente na nota fiscal clicando na opção informar endereço de entrega.
Você pode cadastrar um novo endereço para o cliente selecionado através do botão
.Você pode adicionar produtos pesquisando por qualquer parte do nome ou da descrição adicional, ou lançar eles através do código do produto, referência ou código de barras.
Dica:
Caso o produto tenha número de série, esteja dentro da regra de medicamentos ou seja uma nota de importação, novas abas poderão ser exibidas.
Ao adicionar o produto que deseja, informe sua quantidade e valor unitário (se necessário), e clique em
para adicionar o produto na nota fiscal.Você pode pesquisar serviços pelo nome ou lançar pelo código.
Você pode selecionar qualquer uma das formas de pagamentos cadastradas anteriormente.
Caso o pagamento seja em PIX, é possível exibir o Qr Code clicando no ícone ao lado da conta financeira.
Caso deseje configurar a forma de pagamento pix como mostrado acima, siga o nosso passo a passo.
Caso a mercadoria da NF-e passe por uma transportadora ou o cliente deseja que essas informações sejam destacadas na nota fiscal, pode incluir os dados nesta sessão.
Caso o tipo de frete seja diferente de sem transporte, o sistema mostrará os campos de veículos () e volumes () para serem incluídos.
Além disso, logo abaixo dos veículos e volumes o campo transportadora também aparecerá, nele você pode selecionar qualquer pessoa com o atributo transportadora para ser o responsável pelo transporte da mercadoria.
Na parte de outras informações, você pode incluir informações adicionais para a nota fiscal ou informações adicionais de interesse do fisco, caso seja solicitado.
Caso você tenha outras obrigações tributárias que deve destacá-las para o fisco, pode informar clicando no ícone a direita do campo.
Nesta sessão é possível visualizar os CNPJ/CPF’s autorizados a baixar o XML ou incluir novos. Você pode configurar isso previamente nas configurações da NF-e.
Para adicionar um novo CNPJ/CPF, informe-o no campo e clique no ícone para incluir na lista. Para visualizar os CNPJ/CPF's adicionados, clique no ícone .
Caso a nota que esteja fazendo seja necessário vincular um outro documento fiscal, como uma devolução por exemplo, pode adicioná-lo aqui:
Para isto basta clicar no ícone , selecionar o tipo de documento e preencher as informações necessárias de acordo com o tipo selecionado.
Caso seja necessário emitir uma NF-e de ajuste, para ajustar algum valor da nota fiscal original ou para uma operação de estorno de NF-e, é possível lançar uma NF-e de ajuste no GWEB.
Caso seja necessário emitir uma NF-e de complemento para complementar algum valor da nota fiscal original, como valor unitário, quantidade ou valor de ICMS, no Gweb é possível lançar uma NF-e de de complemento.
Ao clicar na opção “relatórios” você será redirecionado ao módulo de relatórios filtrando pela tag de NF-e.
Ao clicar em inutilizar numeração, será aberta a tela de inutilização de NF-es. Informe a série, número inicial e final que deseja inutilizar e clique em
.Também é possível ver as numerações que foram inutilizadas na opção
.Caso seja necessário os XML's de determinado mês para enviar à contabilidade, pode utilizar a opção de XML do mês no Gweb.
Você pode informar o mês que deseja separar os XML’s e abaixo marque se deseja baixar o arquivo ou fazer o envio para o e-mail da contabilidade diretamente pelo Gweb. Caso escolha a segunda opção, informe o nome e e-mail do contador.
Configure a operação que será selecionada por padrão ao criar uma nova nota fiscal.
Para configurar o certificado digital para emissão de NF-e, acesse as Configurações Gerais do Gweb.
Configure o seu ambiente para emissão de NF-e.
Aqui é possível alterar configurações da impressão do DANFe:
Também é possível alterar a fonte, posição da logomarca e a quantidade de casas decimais que será impresso para preço e quantidade.
Outras configurações referentes a emissão da nota fiscal.
Adicionar valor das retenções às informações adicionais: Caso marcada, as informações adicionais serão preenchidas com o valor das retenções.
Caso seja necessário que as notas fiscais emitidas possam ser baixadas e consultadas por outros CNPJ’s que não os participantes da NF-e, poderá adicioná-los nesta configuração.
Basta informar o CNPJ e clicar na seta , após isso clique em .
Também é possível clicar no ícone para visualizar os CNPJ's já adicionados.
Defina qual será a forma de pagamento padrão para a NF-e, caso a nota seja finalizada sem nenhuma forma de pagamento definida.
Caso selecione a opção Não informar pagamentos, o sistema deixará a NF-e sem pagamento por padrão.
Informe aqui um texto que você deseja que apareça no campo informações adicionais, em todas as notas fiscais emitidas.
Você pode informar um endereço de resposta para os e-mails de NF-e enviados pelo Gweb, pois o sistema envia os e-mails a partir do endereço nao.responda@gdoorweb.com.br. Sendo assim, se o seu cliente precisar responder o e-mail da NF-e e o fizer para este endereço, o e-mail nunca chegará. Por isso, você pode definir aqui o nome e o endereço para resposta:
Opções relacionadas ao envio dos e-mails por parte do sistema.
Nesta seção você pode configurar o conteúdo dos e-mails de NF-e, tanto para notificar a autorização da NF-e, para a carta de correção, quanto para seu cancelamento.
Para alterar o conteúdo, clique no botão editor de texto estilizado para efetuar as modificações.
à direita da opção que deseja. Será aberto oNo conteúdo do e-mail, você pode adicionar algumas variáveis que serão substituídas pelo valor correspondente na hora de enviar o e-mail. Para isso, basta digitar o caractere
(abre colchetes) e uma lista de opções será sugerida.Define o comportamento do sistema na NF-e.